quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Supecampeonato Amador 2013 : Regulamento



      LIGA MUNICIPAL
    DE  FUTEBOL  AMADOR DE MARINGÁ

( Regulamento)


Supercampeonato Amador Regional      
  2013

Troféu: Cocamar Purity
(Daniela Vieira dos Santos)

Gestão: Dirceu Oscar de Mattos
2010/2014


José Tadeu Seneme
Vice-presidente


 Regulamento do Supercampeonato Amador Regional 2013 (Troféu Cocamar Purity).

 

Artigo. 1º-  O Supercampeonato Amador Regional 2013 (Troféu Cocamar Purity) promovido pela Liga Municipal de futebol Amador de Maringá, será disputado na conformidade do presente Regulamento, normas da arbitragem e leis das Entidades superiores.

Artigo 2-  O Supercampeonato Amador Regional 2013 (Troféu Cocamar Purity) é uma Competição Oficial da Liga Municipal de futebol Amador de Maringá.
 
§Único: As normas relativas à forma de disputa da competição, depois de aprovado em conselho arbitral, somente poderão ser alteradas por decisão unânime dos respectivos participantes e desde que seja aprovada pelo Depto. de Futebol da LMFA e homologada pela presidência. 

Artigo 3- As associações que tenham concordado em participar da competição deverão reconhecer o Tribunal de Justiça Desportiva da FPF como instância definitiva para resolver questões entre si ou entre elas e a Junta de Justiça Desportiva da LMFA, para todos os casos referentes ao Supercampeonato Amador Regional 2013 (Troféu Cocamar Purity), depois de resolução tomada pelas Entidades LMFA., e FPF., nenhuma equipe poderá recorrer a mais nenhuma instancia, podendo ser eliminada da competição.

Artigo 4- Este Regulamento após aprovação da Comissão de Arbitragem e Depto. Técnico da LMFA foi devidamente homologado pela presidência e entra em vigor após a sua publicação em Boletim Oficial-005/2013.

Artigo 5- A Competição será iniciada oficialmente no dia 03/03/2013, reunindo as seguintes equipes: 


 Grupo A 
Iguatemi FC
Jandaia EC
Lajes Paraná/Sarandi Aguiar
Marialva FC
Proesji São Jorge
Sarandi EC


Grupo B 
AA Atalaia
EC Marumbiense
Castelo Branco EC
EC Ivatuba
Itambé FC
Ferroviária Maringá

Artigo 6-(1ª FASE) 
As equipes se enfrentam dentro do próprio grupo em turno e returno, classificando-se as quatro melhores para a segunda fase.
  • Para o 2º turno haverá inversão simples de mando de jogo. Havendo igualdade na soma de pontos as equipes classificadas serão conhecidas pelo critério de desempate (Artigo 10).


Artigo 7- (2ª FASE) Quartas de Final
Na segunda fase as (04) quatro equipes classificadas de cada grupo, A e B da 1ª fase, formarão os grupos C, D, E e F. Será adotado o sistema eliminatório em jogos de ida e volta, sendo que a equipe que obtiver a melhor campanha fará a última partida em seu campo. Caso ocorra empate na soma dos resultados a decisão será em cobrança de penalidades máximas, de acordo com a Lei que estabelece, não haverá prorrogação.
      
Grupo C 1º Grupo A X 4º Grupo B
Grupo D 1º Grupo B X 4º Grupo A
Grupo E 2º Grupo A X 3º Grupo B
Grupo F 2º Grupo B X 3º Grupo A

Artigo 8- (3ª FASE) Semifinais
Na terceira fase as (04) quatro equipes classificadas da 2ª fase, formarão os grupos G e H. Será adotado o sistema eliminatório em jogos de ida e volta, sendo que a equipe que obtiver a melhor campanha em todas as fases, fará a última partida em seu campo. Caso ocorra empate na soma dos resultados a decisão será em cobrança de penalidades máximas, não haverá prorrogação.

Grupo G vencedor grupo C X vencedor grupo F
Grupo H vencedor grupo D X vencedor grupo E

Artigo 9- FINAL
As equipes vencedoras da fase anterior farão a decisão do  Supercampeonato Amador Regional 2013 (Troféu Cocamar Purity) em jogos de ida e volta, sendo que a equipe que obtive a melhor campanha em todas as fases, fará a última partida em seu campo. Caso ocorra empate na soma dos resultados a decisão será em cobrança de penalidades máximas, não haverá prorrogação.

Grupo I vencedor grupo G X vencedor grupo H

 Artigo 10- DESEMPATE ÍNDICE TÉCNICO 
1. Maior número de pontos ganhos
2. Maior Número de vitórias
3. Confronto Direto
4. Menor número de gols sofridos
5. Menor número de Cartões
(vermelho e amarelo) na competição.
6. A equipe que cumprir a tabela na sua totalidade. 

Artigo 11- A Liga Municipal de Futebol Amador de Maringá, premiará com troféus definitivos:

TROFEU COCAMAR PURITY

CAMPEÃO, VICE-CAMPEÃO, ARTILHEIRO e GOLEIRO MENOS VAZADO e medalhas de ouro e prata (vinte e cinco) cada equipe.

+ ( R$ 8.000,00 ao Campeão e R$ 2.000,00 ao vice-campeão em dinheiro)

Artigo 12 - A competição será disputada aos domingos no período da tarde, (15:30hs) podendo ocorrer jogos em outras datas e horários mediante comum acordo entre as partes ou por ato administrativo da Presidência da LMFA. 

§ Único:
As alterações de datas e horários só poderão ser feitas desde que não resulte em prejuízo a terceiros e que o pedido seja apreciado pela presidência com pelo menos 72(setenta e duas) horas de antecedência.

Artigo 13 - Serão admitidas inscrições de atletas, até 48 horas antes da última rodada do 2ª turno da 1ª fase da competição, e as inscrições de atletas para o jogo da semana poderá ser realizada até a quinta-feira que antecede a partida até as 17 horas.

Artigo 14-Cada equipe poderá registrar 35 (trinta e cinco) atletas na competição.

Artigo 15 - Só poderão participar dos jogos do campeonato os atletas regularmente inscritos e registrados na LMFA

Artigo 16 - Para inscrição de atletas que não tenham participado de competições oficiais na LMFA ou que não estejam inscritos na F.P. F, as equipes deverão apresentar RG, Titulo de eleitor e 03(três) fotos 3x4 na secretaria da LDM.

Artigo 17- O atleta inscrito por uma associação não poderá competir em outra equipe no campeonato.

Artigo 18-A utilização de Atletas Irregulares durante qualquer fase da competição implicará na perda de 03
(três) pontos pela equipe infratora em favor da equipe adversária.
Atletas profissionais que não tenham atuado no ano de 2012  poderão participar da competição sem a necessidade de reversão de categoria.
Obs.: (Os atletas ainda profissionais, que atuaram no ano de 2012, terão que fazer a reversão de categoria (profissional para amador).

§ 1 - O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de participar da partida subseqüente, independentemente de decisão da Justiça Desportiva, no julgamento da infração disciplinar.

§ 2-
Se o julgamento ocorrer após o cumprimento da suspensão automática, sendo o atleta suspenso, deduzir-se-á da pena imposta a partida não disputada em conseqüência da expulsão.

§ 3 -
Perde a condição de jogo para a partida oficial subseqüente da mesma competição, o atleta advertido pelo árbitro a cada série de três advertências com cartões amarelos, independentemente da seqüência das partidas previstas na tabela da competição.

§ 4 -
O controle da contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelos atletas é de exclusiva responsabilidade dos clubes disputantes da competição.

§ 5 -
Na aplicação dos cartões amarelos deve prevalecer o seguinte protocolo:

a) quando um atleta for advertido com o cartão amarelo e posteriormente for expulso de campo pela exibição direta do cartão vermelho, aquele cartão amarelo anteriormente exibido permanecerá em vigor para o cômputo dos três cartões que resultarão em impedimento automático;

b) quando o cartão amarelo a que se refere o item anterior for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela seqüência dos três cartões amarelos, e outro pelo recebimento do cartão
vermelho;


c) quando, na mesma partida, um atleta recebe um primeiro cartão amarelo e posteriormente recebe um segundo cartão amarelo, do que resulta a exibição do cartão vermelho, os cartões amarelos que precederam ao  vermelho não serão considerados para o cômputo dos três cartões amarelos que resultam em o impedimento automático;

d) o árbitro deve anotar no item da expulsão da súmula e na comunicação de penalidades, se o atleta foi expulso em decorrência do segundo cartão amarelo ou se foi expulso pelo cartão vermelho direto.

Artigo 19-  A identificação do atleta é obrigatória e será feita mediante apresentação da carteirinha, expedida pela LMFA e F.P. F, ao representante da presidência antes do início da partida. Nesta competição SUPERCAMPEONATO AMADOR REGIONAL 2013, os atletas utilizarão carteirinhas fornecidas pela LMFA e posteriormente pela Federação Paranaense de Futebol.

Artigo 20 - Só serão aceitos recursos na LMFA até 48 horas após a realização da partida, após pagamento de 3(TRÊS) salários mínimos junto à tesouraria da LMFA. 

Artigo 21- Será de responsabilidade de cada equipe mandante fornecer o Estádio, onde será realizada a partida em perfeitas condições de utilização
(campo com grama aparada e riscado conforme as normas, vestiário para árbitros e equipes visitantes com chave na porta e portões de acesso ao campo de jogo com cadeados, bandeiras nos quatro cantos do gramado).
Caso haja necessidade na troca de uniformes este deverá ser feito pela equipe visitante.

§ Único - O CLUBE mandante deve providenciar seis gandulas maiores de dezoito anos, devidamente treinados e uniformizados, identificados perante o Representante da LMFA antes do início da partida, para exclusiva atuação na pista que circunda o gramado, não podendo adentrar ao campo de jogo em hipótese alguma, respondendo o CLUBE mandante pelos atos por eles praticados.

Artigo 22. Caberá ainda a equipe mandante do jogo providenciar  no mínimo três (03) policiais militares devidamente fardados, que deverão estar autorizados pelo Comando do policiamento local para garantir a integridade física e moral dos árbitros e assistente, torcedores, atletas, dirigentes e imprensa até o encerramento total das atividades.

Artigo 23- Caberá ainda a equipe mandante do jogo, providenciar condições de trabalho seguras para o representante da LMFA, bem como mesa e cadeiras para que o mesmo possa desenvolver seu trabalho devidamente acomodado. Ambulância que deverá permanecer no campo de jogo durante toda a partida.

Artigo 24- Nos estádios onde acontecerem invasões de campo relatadas pelo representante ou árbitro, ficará o mesmo sujeito à interdição administrativa imposta pelo presidente da LMFA, pelo período que achar conveniente.

Artigo 25 - Se houver agressão a qualquer integrante da arbitragem, representante ou diretores da LMFA por parte de jogadores, dirigentes ou torcedores, a equipe perderá o mando de campo na próxima rodada. No caso de jogadores e diretores estes estarão eliminados da competição.

Artigo 26- Caberá a equipe mandante estabelecer quanto vai cobrar pelo ingresso no estádio, ficando estabelecido R$10,00(dez reais), como valor máximo para todo o campeonato. Exceto as finais.

Artigo 27 - Caberá a equipe mandante fornecer a equipe visitante um total de 40 (quarenta) ingressos de acesso ao estádio.

Artigo 28- Caberá a equipe mandante efetuar o pagamento da taxa de arbitragem ao representante da LMFA no intervalo do jogo, mediante recibo da LMFA, (R$ 600,00 seiscentos reais) mais R$ 2,00( dois reais) por quilômetro rodado considerando-se somente o trajeto da ida entre Maringá e o local onde será realizada a partida.
A equipe que não efetuar o pagamento da taxa de arbitragem ficará suspensa do campeonato até o pagamento, e poderá ser eliminada após 48 hs.

Artigo 29 - Todas as partidas serão marcadas para 15h30min (salvo acordo entre as partes envolvidas e autorizadas pela Presidência da LMFA ou através de ato administrativo deste), tendo tolerância de 30 minutos, sendo considerado “WxO” depois de decorrido o prazo tolerado, sendo que o placar aplicado será de 3 a 0 ao vencedor do jogo. A equipe que não comparecer (02) por duas vezes para o compromisso será eliminada da competição automaticamente. ( w x o ).


§ Único - A pedido do CLUBE mandante, pode haver mudança do local de jogo, data e horário, até o prazo máximo de setenta e duas horas antes do horário do início da partida designado pela LMFA, com o consentimento do CLUBE adversário e homologação da FPF.

Artigo 30- Caso uma equipe seja eliminada ou abandone a competição, não importando os motivos, os resultados e pontos disputados pela mesma serão mantidos. 

Artigo 31 - As equipes deverão adentrar no campo de jogo 5(cinco) minutos antes do inicio da partida com no mínimo 7(sete) e no máximo 11(onze) atletas. Nenhum jogo do Campeonato poderá ser iniciado com menos de 07 atletas, caso isso ocorra o árbitro aguardará 30(TRINTA) minutos para o início da partida, findo os quais e permanecendo o fato, a associação regularmente presente será declarada vencedora pelo escore de 03x00(três a zero).

Artigo 32-. Os atletas deverão assinar a súmula do jogo 30 minutos antes da hora marcada para o inicio da partida, após se identificarem perante o Representante da LMFA.

Artigo 33-. Todos os atletas deverão estar devidamente uniformizados com camisetas, calções, meias, chuteiras e caneleiras, conforme recomendações da Internacional Board. As camisas deverão ter numeração de 1 até o número 100. 

Artigo 34- Será permitida a realização de 05(cinco) substituições, e poderão permanecer no banco de reservas as seguintes pessoas:
 
07(sete) atletas devidamente uniformizados. 
 1 técnico, 1 preparador físico e 1 massagista.


Caso haja um médico ou preparador físico devidamente credenciado este também gozará deste direito. Os integrantes da comissão técnica deverão apresentar carteirinha da LMFA ou RG (obrigatoriamente) ao representante da partida, para que possam permanecer no campo, caso contrário os mesmos serão impedidos de acompanhar a equipe. 

Artigo 35 - O atleta substituído poderá permanecer no banco de reservas, o mesmo ocorrendo em relação aos atletas que não entrarem no jogo, depois de realizada a quinta substituição, porém os mesmos deverão permanecer devidamente uniformizados.

Artigo 36 - O atleta expulso, não poderá ficar no banco de reservas, o mesmo ocorrendo com as demais pessoas relacionadas na súmula se excluídas. 

Artigo 37-Caberá a equipe mandante o fornecimento de 03(três) bolas em perfeitas condições de uso para utilização durante a partida.

Artigo 38 - Cada partida valerá 03(três) pontos por vitória e o empate valerá 01(um) ponto e nenhum ponto 00(zero) por derrota. 

Artigo 39- As equipes participantes da competição deverão seguir fielmente todos os artigos e parágrafos deste regulamento, que será soberano e prioritário sobre qualquer outro regulamento. Os casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos pela J.J. D da LMFA que aplicará o que determina o CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA E REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL.

Este regulamento foi discutido e aprovado pelo Conselho Arbitral, em reunião prévia ao início do Supercampeonato Amador Regional da temporada 2013.

O Certame será disputado pelos clubes inscritos e expressos no Artigo 5, que deverão cumprir fielmente o que estabelece este Regulamento, normas da arbitragem nacional, leis das entidades superiores e os casos disciplinares serão resolvidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva hierarquicamente da LMFA e da FPF, podendo os clubes participantes que se julgarem prejudicados pela LMFA recorrer imediatamente às instâncias superiores, bem como os casos omissos serão analisados pela LMFA.
Nenhuma equipe poderá recorrer à justiça comum, com pena de ser eliminada da competição e desfiliada da LMFA e da F.P. F 

Maringá, 21 de Fevereiro de 2013.


Júlio César de Andrade
Secretário Executivo

Mauricio Albano
Diretor do Depto de Futebol. 

Cleivaldo Bernardo
Diretor do Depto de Arbitragem.


Dirceu Oscar de Mattos
Presidente da LMFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário